, , , ,

O prestígio da Alta Costura

domingo, janeiro 24, 2016

Começa hoje, em Paris, a Semana da Moda de Alta Costura. Desta vez são 25 as casas que apresentam as suas coleções num dos eventos mais exclusivos do mundo da moda. No entanto apenas 11 destas irão apresentar peças Haute Couture.

A verdade é que só os membros da Chambre Syndicale de la Haute Couture podem utilizar este termo, uma vez que se trata de uma marca registada e protegida. Apenas fazem parte desta associação as maisons aprovadas pelo Ministério Francês da Indústria, depois de reunidas todas as especificações necessárias: ter um atelier em Paris com pelo menos 20 técnicos; criar, pelo menos, 25 peças exclusivas, feitas à medida para cada cliente; e apresentar as suas coleções duas vezes por ano em Paris.

O tempo de confecção de uma peça de Haute Couture pode variar entre  100 e 700 horas. Este facto aliado à utilização de luxuosos tecidos e às elaboradas técnicas justifica os preços de cada uma, nunca inferiores a 10 mil dólares. Naturalmente os principais mercados consumidores são a Rússia, Médio Oriente e Ásia.

As restantes 13 marcas, consideradas simplesmente Couture, têm estatuto de convidadas ou membros correspondentes.

Numa indústria dominada pelo Ready-to-Wear e pelo Mass Market, as coleções Haute Couture são uma forma de preservar uma prática que remonta ao século XIX, altura em que surgiram as primeiras maisons e os primeiros couturiers.

Hoje em dia trata-se de uma questão de estatuto, uma vez que estas coleções representam uma parcela irrelevantes dos lucros destas empresas. Em contrapartida a pertença a este grupo permite-lhes, para além de prestígio, aumentar significativamente os resultados nas restantes linhas de negócio. 

Conheça todos os nomes que irão apresentar as suas coleções nos próximos dias.



Artigos relacionados

0 comentários