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O prestígio da Alta Costura
domingo, janeiro 24, 2016
A verdade é que só
os membros da Chambre Syndicale de la
Haute Couture podem utilizar este termo, uma vez que se trata de uma marca
registada e protegida. Apenas fazem parte desta associação as maisons aprovadas pelo Ministério Francês
da Indústria, depois de reunidas todas as especificações necessárias: ter um atelier em Paris com pelo menos 20
técnicos; criar, pelo menos, 25 peças exclusivas, feitas à medida para cada
cliente; e apresentar as suas coleções duas vezes por ano em Paris.
O tempo de confecção
de uma peça de Haute Couture pode
variar entre 100 e 700 horas. Este facto
aliado à utilização de luxuosos tecidos e às elaboradas técnicas justifica os
preços de cada uma, nunca inferiores a 10 mil dólares. Naturalmente os principais
mercados consumidores são a Rússia, Médio Oriente e Ásia.
As restantes 13 marcas,
consideradas simplesmente Couture, têm
estatuto de convidadas ou membros correspondentes.
Numa indústria
dominada pelo Ready-to-Wear e pelo Mass Market, as coleções Haute Couture são uma forma de preservar
uma prática que remonta ao século XIX, altura em que surgiram as primeiras maisons e os primeiros couturiers.
Hoje em dia trata-se
de uma questão de estatuto, uma vez que estas coleções representam uma parcela
irrelevantes dos lucros destas empresas. Em contrapartida a pertença a este grupo
permite-lhes, para além de prestígio, aumentar significativamente os resultados
nas restantes linhas de negócio.
Conheça todos os nomes que irão apresentar as suas coleções nos próximos dias.
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