, , , , ,

Amazing Grace

sexta-feira, janeiro 22, 2016

Foi diretora criativa da Vogue americana, lugar que ocupou durante trinta anos. Esta semana, saiu da casa que fez dela uma das personalidades mais influentes do mundo da moda. Irreverente, original, para alguns até um génio. O cabelo ruivo reconhecível em qualquer lugar. Falamos, nada mais nada menos, de Grace Coddington. 
O Michelangelo de Wintour, Coddington percorreu um grande caminho deste o início da sua carreira como modelo nos anos sessenta, na cidade de Londres. Aos vinte seis anos, e após um acidente de automóvel, a sua carreira enquanto manequim viu o seu fim, mas a sua influência no mundo da moda viria a ser eterna. A sua habilidade e autonomia de melhorar qualquer sessão fotográfica foram características cedo notadas por Beatrix Miller, editora da Vogue inglesa. Aos vinte e oito anos, Coddington entra na Vogue como junior fashion editor e continua a escalar na publicação chegando, em 1976, ao lugar de editora de moda. Onze anos depois assume o cargo de diretora de design da Calvin Klein. 

1988 marca o ano em que se junta a outra powerhouse do mundo da moda. Anna Wintour acaba de chegar à Vogue como editora-chefe. E que melhor forma de celebrar o lugar do que ter do seu lado uma antiga colega de faculdade? “Fiquei na lua quando ela aceitou o lugar”. É assim que Wintour relembra o momento em que se formou uma das duplas mais emblemáticas do mundo da moda. A parceria imortalizou-se em The September Issue, um documentário de 2009 que segue a revista norte-americana durante a preparação da edição de setembro.  E assim se mantiveram até janeiro deste ano. Após trinta anos associada à publicação, Grace Coddington abandona o cargo para se dedicar a projetos externos, com a promessa de que continuará a colaborar com a bíblia da moda em várias sessões fotográficas este ano e a ser uma voz ativa na direção da mesma.

Com 74 anos e com uma bagagem de mais de 50 no mundo da moda, o nome Grace Coddington continuará a soar e a deixar marca por onde quer que passe. Lembramos aqui alguns momentos da “guardiã” da Vogue americana.

Artigos relacionados

0 comentários