, , , ,

A metamorfose de Balmain

sexta-feira, março 04, 2016


Kendall Jenner abre o desfile loira e segue-se Gigi Hadid morena. Coincidência ou não, quando surgiram as primeiras fotografias e vídeos do desfile da Balmain, não se falava noutra coisa. A runway de Olivier foi uma ode à mudança, mas também à diversidade.

Para os olhos mais atentos, não é novidade que uma das musas de Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain, é Kim Kardashian West. Opiniões à parte, e sendo eu uma daquelas pessoas que está ainda em conflito com o estilo da socialite, admito que a bond entre ela e Rousteing resulta, e bem. Sempre que Kim aparece vestida em Balmain, sente-se uma harmonia entre mulher e roupa. E se esta coleção não se inspira nela, está muito perto disso. Os tons pastel, estampados na já mítica silhueta Balmain e embelezados com pérolas, franjas e folhos, não faziam só eco de uma corte real, mas também dos looks monocromáticos que imediatamente se associam a Kim Kardashian West. Nunca deixando de parte o amor pelas curvas, Olivier lançou todas as suas modelos em conjuntos que, ora com corpetes ou cintos, evidenciavam a sensualidade e o que de mais feminino há numa mulher. As botas em camurça acima dos joelhos, em tons de azul e bege, e os ombros descobertos foram outras das grandes apostas para esta season.

Love him or hate him, Rousteing tem sido aclamado pela sua capacidade de diversidade dentro e fora da runway. Quando no mês passado surgiram as primeiras imagens da nova campanha da marca, o mundo da moda não precisou de mais confirmações - este é um diretor criativo que veio mudar (ou pelo menos tentar) o panorama. A preto e branco, com corpos, poder e sensualidade de fazer inveja a qualquer modelo de 21 anos, Cindy Crawford, Claudia Schiffer e Naomi Campbell provaram que a idade é mesmo só um número e abalaram o mundo vestidas em Balmain. Esta tem sido uma das grandes preocupações de Olivier season após season, deixando bem claro que a diversidade das suas modelos, especialmente a nível étnico e racial, não é uma simples tendência, mas sim uma prioridade. Esta coleção Fall 2016 Ready-to-wear, apresentada na Semana de Moda de Paris, não foi exceção. Dilone e Genesis Vallejo, duas novas caras da tão in Balmain army, desfilaram ao lado de Ming Xi, Jourdan Dunn e Maria Borges, num claro statement de que a diversidade deve ser notada e praticada pelo mundo da moda. O reforço intencional ou não desta ideia sugiu também na cor de cabelo de algumas modelos. Kendall Jenner abriu e fechou o desfile de cabelo loiro e Gigi Hadid, Lily Donaldson e Rosie Huntington-Whiteley trocaram os seus por perucas morenas.  

Artigos relacionados

0 comentários