, , , , ,

Semana da Moda de Alta Costura: Christian Dior, Ralph&Russo e Giambattista Valli.

terça-feira, janeiro 26, 2016


A Semana da Moda de Alta que começou no passado domingo irá decorrer até quinta-feira. Durante estes dias as melhores casas apresentam as suas coleções que fazem qualquer perder a cabeça. Aqui ficam três dos desfiles que marcaram o dia de ontem: Christian Dior, Ralph&Russo e Giambattista Valli.

O desfile de Alta Costura da Dior era, provavelmente, um dos mais aguardados desta temporada. E não é difícil perceber porquê: esta foi a primeira coleção feminina da marca desde a saída de Raf Simons, que deixou o cargo de diretor criativo o ano passado.  Até à data não foi confirmado um novo nome para o lugar deixando esta coleção a cargo da equipa de design, sob a direção de Lucie Meier e Serge Ruffieux.

Vista por muitos como uma homenagem ao trabalho de Raf, esta coleção dá continuidade à visão mais jovem e moderna que o designer tinha para a marca.  Talvez isso, e a tentativa de tornar o Couture mais “usável”, explique a ausência dos vestidos “de princesa” que deixam qualquer um a suspirar.

Mas os esforços para tornar as peças mais atuais não significaram que perdesse por completo a caraterística de Alta Costura.  As rendas, os bordados e os inúmeros pormenores, desde lantejoulas até às penas e às missangas, juntamente com uma forte aposta nos padrões, deram a esta coleção um toque especial.

Entre vestidos, saias, tops, calças, e casacos, alguns dos coordenados conseguiram-nos transportar para 1947 ao reinventarem novamente o “New Look” de Christian Dior. O famoso “Bar Jacket” ganha agora uma nova vida.

  

A marca britânica Ralph&Russo provou que tem quase tudo para ascender a Haute Couture, apresentando uma coleção em que os pequenos pormenores revelam o minucioso trabalho de uma excelente equipa de artesãos.

As transparências, as silhuetas justas e as peças de lingerie, como os bodies, conferem a esta coleção uma sensualidade subtil.  Outro dos focos são os ombros que surgem, mais uma vez, destapados.

Aquilo que faltou na maison Dior esteve mais do que presente nesta coleção: vestidos de “princesa” que esperamos ver nas red carpet dos próximos tempos. E não há melhor exemplo disso mesmo do que o modelo usado por Isabeli Fontana para encerrar o desfile.



Se há uma coisa que Giambattista Valli sabe fazer é Alta Costura. Inspirado nos jardins da capital francesa, o estilista italiano apresentou uma coleção feminina de cortar a respiração. 

As flores foram o elemento chave presente nos mais de 40 vestidos apresentados. Para além das aplicações em cristais e dos bordados, o estilista italiano brincou com os volumes nas mangas e nas saias através de tecidos, como o tule e organza, e dos folhos. As caped back e os ombros destapados, quer seja em vestidos sem alças ou off shoulder (uma das tendências para esta primavera/verão), foram algumas das grandes apostas desta coleção. 

(Fotografias via: VOGUE e WWD)


Artigos relacionados

0 comentários